Glossário
Com o nosso glossário ajudamos-te a descomplicar os termos utilizados no mundo dos seguros
- A – H
- I – R
- S – Z
Acidente
Um acidente é um evento não planejado ou indesejado que resulta em danos, lesões ou perdas.
Acidente de Trabalho
Um acidente de trabalho é um evento que ocorre no exercício do trabalho ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, e que resulta em lesão corporal, doença ocupacional ou óbito do trabalhador.
Acidentes Extraprofissional
É um acidente que ocorre em atividades e circunstâncias não relacionadas à execução das tarefas profissionais.
Apólice
É o contrato formal que estabelece os termos e condições do seguro entre a seguradora e o segurado.
Ativos
É um conjunto de bens onde o dinheiro é investido (ações, obrigações, terrenos, edifícios, entre outros).
Beneficiários
Beneficiários são as pessoas ou entidades designadas para receber os benefícios de um contrato de seguro em caso de ocorrência de um sinistro ou evento coberto.
Benefícios
Os benefícios referem-se às vantagens ou compensações que um segurado ou beneficiário pode receber em caso de ocorrência de um evento coberto pelo contrato de seguro.
Carta Verde
É um documento utilizado para comprovar que um veículo possui seguro automóvel, permitindo assim a circulação do veículo em países estrangeiros.
Cobertura
É o conjunto de riscos e eventos específicos que estão protegidos pelo seguro. Cada apólice pode ter diferentes coberturas, dependendo do tipo de seguro.
Copagamento
É uma contribuição financeira que o beneficiário de um seguro de saúde ou plano de saúde deve pagar quando utiliza serviços médicos.
Corretor de Seguros
É um profissional especializado que atua como intermediário entre o segurado e a seguradora, ajudando a identificar as necessidades de seguro e fornecendo opções adequadas.
Danos Patrimoniais
Danos patrimoniais referem-se a prejuízos ou danos materiais causados a bens ou propriedades do proprietário, inquilino ou ocupante da casa.
Danos Próprios
São os prejuízos ou danos materiais que afetam os bens ou propriedades de uma pessoa segurada.
DAAA
É um impresso utilizado em caso de colisão entre veículos, destinado a recolher informações indispensáveis para as empresas de seguros.
Despesas de Tratamento
São as despesas necessárias para o tratamento das lesões sofridas pelo segurado em consequência de um sinistro garantido.
Doença Preexistente
É uma doença que já existia antes do início do contrato
Exclusão
É uma cláusula de um contrato de seguro que reduz a extensão de uma garantia.
Franquia
É o valor que o segurado deve pagar antes de a seguradora assumir a responsabilidade de pagar a indenização em caso de sinistro. A franquia pode ser fixa ou uma percentagem do valor do sinistro.
Furto
E um crime em que alguém se apodera de algo pertencente a outra pessoa sem o consentimento ou conhecimento do proprietário.
Garantia
É a cobertura dos riscos que estão garantidos que estão garantidos na tua apólice.
Hospitalização
É o período em que o segurado, desde que seja superior a 24 horas seguidas, se encontre internada num hospital ou clínica, por consequência de doença, acidente, gravidez ou parto.
Indemnização
É o valor pago (pela Seguradora) para reparar danos que tenham sido provocados em acidente.
Invalidez Permanente Parcial
É uma condição na qual uma pessoa sofre uma incapacidade que é comprovada clinicamente e consolidada, mas que resulta em uma redução da capacidade funcional abaixo de 100%.
Invalidez Permanente Total
É uma condição na qual uma pessoa sofre uma incapacidade que é comprovada clinicamente e consolidada, mas que resulta numa incapacidade funcional de 100%.
Invalidez Profissional
É a incapacidade total que resulte de uma doença ou acidente que, depois de cura clinicamente comprovadas e consolidação completa comprovadas, ocasione a impossibilidade total para exercer a profissão.
Invalidez Profissional e Funcional
É a incapacidade total que resulte de uma doença ou acidente que, depois de cura clinicamente comprovadas e consolidação completa comprovadas, ocasione uma incapacidade funcional mínima de 60% e a impossibilidade total de exercer a profissão.
Invalidez Total Permanente e Definitiva
É a invalidez física ou mental, que deixe o segurado impossibilitado de exercer qualquer tipo de trabalho, necessitando do auxílio de terceiros para poder fazer as rotinas do dia a dia.
Lesão Corporal
Qualquer dano que prejudique a saúde física e/ou mental.
Mediação
A mediação é um processo de resolução de conflitos em que um mediador, facilita a comunicação e negociação entre as partes envolvidas.
Mediador
É aquele que exerce a atividade de mediação de seguros, realiza os contratos, assistência ao cliente, entre outros.
Meios alternativos de resolução de litígios
Formas de resolver conflitos sem recorrer aos tribunais.
Nota de Cobertura
É um documento fornecido pela Seguradora, em que consta a existência de uma garantia provisória, antes da emissão da apólice.
Objeto Seguro
É o Bem Móvel ou Imóvel que está seguro pelo contrato.
Ortóteses
São dispositivos ou aparelhos utilizados para fornecer suporte, estabilidade, correção ou alívio em determinadas partes do corpo, ajudando no tratamento, reabilitação ou prevenção de lesões, deformidades ou condições médicas.
Participação
É o documento que o Segurado usa para comunicar à Seguradora a ocorrência de um sinistro.
Período de Carência
É o período de tempo que uma pessoa tem que esperar até poder utilizar o seguro
Peritagem
É quando a Seguradora envia um perito para verificar e avaliar os danos causados, e proceder ao arranjo dos mesmos.
Perito
Pessoa escolhida por uma ou várias partes interessadas, com o objetivo esclarecer algo que exija determinados conhecimentos técnicos.
Pessoa Segura
É a pessoa ou pessoas que o Tomador do Seguro vai eleger para beneficiarem do seguro.
Prémio
É o valor pago pelo segurado à seguradora para manter o seguro ativo.
Prevenção
É um conjunto de medidas que ajudem a diminuir o número ou a gravidade dos sinistros.
Prorrogação
É o prolongamento de um contrato de seguro do seu prazo inicial de duração e por igual período, se ambas as partes estiverem de acordo.
Recheio
Conjunto de bens móveis existentes dentro da habitação segura, que pertençam ao Segurado, ou que estejam em anexos e/ou garagens.
Repatriamento
É o transporte da Pessoa Segura em caso de acidente.
Responsabilidade Civil
É o pagamento a terceiros quando lhes é causado danos.
Risco
É quando existe a possibilidade de acontecer um imprevisto e o contrato pretende reparar ou compensar os prejuízos que possam surgir.
Roubo
É o ato de roubar, usando violência ou ameaças que possam colocar em causa a vida do Segurado.
Segurado
É a pessoa física ou jurídica que contrata o seguro e tem direito a receber indenizações ou benefícios em caso de sinistro.
Segurar
É quando a empresa de seguros assume e protege um risco associado ao contrato.
Seguro Temporário
É um seguro que a empresa se compromete a pagar o capital seguro em caso de algo acontecer com o Segurado, se acontecer durante o período de duração do contrato
Sinistro
É o evento inesperado ou acidente coberto pelo seguro, que pode resultar em danos ou perdas para o segurado.
Sobreprémio
É quando um valor extra é pago para acionar uma cobertura com um risco mais grave do que o risco normal.
Sobresseguro
É o valor excessivo do capital face ao valor real do bem seguro.
Suspensão de Garantia
Cessação provisória das obrigações de uma empresa de seguros relativamente a uma ou várias garantias.
Suspensão de Contrato
Cessação provisória das obrigações decorrentes de um contrato de seguro.
Tarifa
É o quadro dos valores a pagar (prémios) ou de taxas de prémio a aplicar aos riscos a segurar e ao conjunto de condições de subscrição de um dado ramo.
Terceiros
Todas as outras pessoas que estão envolvidas num acidente, exceto o responsável pelo mesmo.
Tomador do Seguro
É o titular do contrato, ou seja, é aquele que detém o seguro em seu nome e que é responsável pelo seu pagamento.
Tratado de resseguro
É o contrato que formaliza a operação de resseguro.
Valor de Reembolso
Valor que o beneficiário tem direito a receber no final do contrato.
Vigência
Período de validade de uma apólice. Período durante o qual o contrato de seguro produz os seus efeitos.