Quando procuramos alternativas ao acesso a cuidados de saúde, somos geralmente confrontados com duas hipóteses, escolher um seguro de saúde ou um plano de saúde. Inicialmente podem parecer a mesma coisa, mas um olhar mais atento e conseguimos entender que embora parecidos, têm diferenças. Estas devem ser tidas em conta na hora de escolher o mais acertado para o nosso caso.

 

Qual a diferença entre um seguro de saúde e um plano de saúde?

 

Seguro de Saúde

O seguro de saúde permite acesso a uma rede de cuidados de saúde privada a um preço mais baixo. Existe um contrato entre a seguradora e o cliente mediante um pagamento mensal, que também pode ser trimestral, semestral ou anual. 

A seguradora cobre total ou parcialmente o custo com consultas, exames, tratamentos ou internamentos, dependendo da apólice contratada. Entre o início do contrato e o acesso a cada um destes cuidados existe um período de carência em que não existe copagamento de despesas médicas.

Existem também outras particularidades como a diferença no prémio pago dependendo da idade, e a possibilidade de ser excluído por doença prévia diagnosticada.

 

Plano de Saúde

Um plano de saúde é menos abrangente do que um seguro de saúde, normalmente têm um custo mais baixo e são mais fáceis de subscrever.

Funciona como um cartão de descontos, em que o cliente tem acesso aos cuidados de saúde a preços mais reduzidos do que normalmente teria. Neste caso apenas pode aceder aos prestadores incluídos na rede convencionada, fora desta não existe desconto nem reembolso. Isto é, o cliente paga sempre o valor total, mas com um desconto, além da mensalidade do plano.

O plano de saúde não tem limite de idade e não tem período de carência. O cliente tem acesso a consultas, exames e tratamentos, mas estes não incluem procedimentos complexos.

 

Agora que já conhece as principais diferenças entre um seguro de saúde e um plano de saúde, está também mais habilitado a escolher o que melhor se adapta ao seu caso e ter a certeza qual deles é a melhor escolha para se manter protegido.

 

Os benefícios de um seguro de saúde

Com um seguro de saúde, os clientes pagam apenas uma parte da despesa em todas as consultas, exames e intervenções.

Subscrever um seguro de saúde com capital de hospitalização, além de acesso à rede para as restantes coberturas, é bastante benéfico. Isto permite precaver situações de maior gravidade, tais como cirurgias e internamentos.

Os seguros de saúde têm uma maior abrangência de especialidades: cobrem todas as especialidades habituais e, podem também em alguns casos, cobrir as despesas com partos e ambulatório. Desta maneira pode tirar o máximo de partido do seguro de saúde, reduzindo a necessidade de recorrer ao SNS.

Para quem procura uma maior cobertura, pode ainda escolher um seguro mais completo. Pode adicionar as especialidades de estomatologia, ortóteses, próteses, medicamentos, doenças graves, cobertura internacional e algumas outras. Nestes casos, podemos chegar a uma cobertura em que o cliente terá a certeza que nunca necessitará do SNS.

Nos seguros existe uma maior transparência para os clientes sobre o que está a comprar, enquanto nos planos a transparência é menor.

 

Os benefícios de um plano de saúde

Um plano de saúde permite que continue a ter acesso aos cuidados privados mesmo que tenha patologias pré-existentes. No caso do seguro de saúde ficariam excluídas, o que não permite uma utilização plena da apólice de seguro.

Pode ser uma opção ideal para quem, por exemplo, por ter determinada idade, já não consegue subscrever um seguro saúde ou cujo orçamento não lhe permita pagar o prémio de um seguro. 

A escolha da solução mais adequada para si, vai depender das suas necessidades e possibilidades. Se o seu objetivo for ter acesso a algumas consultas por ano a um preço inferior, talvez um plano de saúde seja a escolha acertada.

Se pretende um serviço mais completo, que contemple situações mais específicas, o mais indicado será um seguro de saúde, pois terá acesso a um maior número de cuidados. Além de que, ao contrário do plano de saúde, tem a possibilidade de ajustar a apólice às suas possibilidades económicas, ficando com um seguro que lhe será útil e servirá às suas necessidades.

Na Scal fazemos uma avaliação de cada caso em particular, e iremos ajudar a encontrar a melhor opção para si.

Documentos